quinta-feira, 12 de março de 2009

Seminário de Geografia- 3° ano /1 bimestre.
Colégio Tiradentes Aldeota
3° ano - Manhã

Alunos:
Gisele Falanga n° 14
Lorena Teixeira n°25
Juliana Brasil n°19
Fernanda Braga n°12
Gustavo Farias n°15

Tema: Drogas

Índice

1. Introdução
2. Heroina e Cocaina
3. Anfetaminas e Cigarro
4. Esteróides e Alcool
5.Boa noite cinderela e Maconha
6. Crack,LSD e Ecstasy
7.Desenvolvimento
8.Conclusão

Introdução

Neste trabalho iremos falar um pouco sobre as Drogas Lícitas e Ilícitas.
Iremos comentar sobre alguns tipos de drogas como:

*Crack
*LSD
*Ecstasy
*Maconha
*Boa noite cinderela
*Esteróides
*Alcool
*Anfetaminas
*Cigarro
*Heroina
*Cocaina

Falaremos sobre a dependência da droga,porque usam drogas.
Seria impossível determinar,atualmente,quantos indivíduos fazem uso de drogas. Mas temos certeza de que milhões de jovens e adultos deixaram-se induzir à sedução dos tóxicos .Podemos observar que os grandes centros são os mais atingidos pelo uso e tráfico de drogas. No Brasil,sabemos que Rio de Janeiro,Sao Paulo e Brasília são,no momento,as cidades de maior incidência,que pode ser comprovado pelo grande número de priosões e pela quantidade de tóxicos apreendidos.

Heroina e Cocaina








*Heroina
A heroína ou diacetilmorfina é uma droga opióide natural ou sintética, produzida e derivada do ópio, extraído da cápsula (fruto) de algumas espécies de papoula. O consumo de heroína pode causar dependência física, envelhecimento acelerado e danos cerebrais irreversíveis, além de outros problemas de saúde.

-Efeitos:
A heroína tem efeitos similares aos outros opióides. Logo após o uso, pessoa fica num estado sonolento, fora da realidade. Os batimentos cardíacos e respiração aceleram, causando uma sensação de calor. As primeiras sensações são de euforia e conforto. Logo depois, o usuário entra em profunda depressão. Causa surdez, cegueira e inflamações nas válvulas cardíacas. O individuo vai ficando cada vez mais desanimado, sem interesse para nada. Começa a gastar todo o seu tempo e energia para obter mais doses da droga.
O dependente de heroína também pode ter problemas sociais e familiares. Ele torna-se apático, desanimado, perdendo o interesse por sua vida profissional e familiar.

-Efeitos Imediatos:
•Euforia e disforia: São necessárias maiores doses do que antes para causar analgesia. Consiste num sentimento de flutuar agradável e de bem-estar. A euforia pode degenerar ou ser substituída por disforia, um estado de ansiedade desagradável e mal-estar. A euforia produzida pela droga transforma-se em depressão e ansiedade após passarem os efeitos.
•Analgesia (perda da sensação de dor física e emocional): pode levar à inflicção de ferimentos no heroinómano sem que este se dê conta e se afaste do agente agressor.
•Sonolência, embotamento mental sem amnésia
•Disfunção sexual
•Sensação de tranquilidade e de diminuição do sentimento de desconfiança.
•Maior autoconfiança e indiferença aos outros: comportamentos agressivos.
•Miose:contracção da pupila. Ao contrário da grande maioria das outras drogas de abuso, como cocaína e anfetaminas (metanfetamina e ecstasy) que produzem midríase (dilatação da pupila). É uma caracteristica importante na distinção clínica da overdose de heroína daquelas produzidas por outras drogas
•Obstipação ("prisão de ventre") e vómitos. Só são sentidos na primeira semana de consumo continuado, depois o corpo habitua-se e torna-se adicto.
•Depressão do centro neuronal respiratório. É a principal causa de morte por overdose.
•Supressão do reflexo da tosse: devido à depressão do centro neuronal cerebral da tosse.
•Nauseas e vómitos: podem ocorrer se for activado os centros quimiorreceptores do cérebro.
•Espasmos nas vias biliares.
•Hipotensão, prurido.
•Os seus efeitos, quando fumada, são sentidos quase imediatamente (cerca de 3 a 8 segundos).


Efeitos a longo prazo e potencial da dependência:
Desenvolve tolerância em relação aos efeitos de euforia, de depressão respiratória, analgesia, sedação, vómitos e alterações hormonais. Não há desenvolvimento para a miose nem para a obstipação. Estes efeitos, junto com a diminuição da libido, a insónia e a transpiração, são os sintomas dos consumidores crónicos.


*Heroina
O pó de heroína produz euforia ebem estar, mas a sua acção necessita de doses cada vez maiores para se manter ao mesmo nível-fenómeno de tolerância.
É consumida pela injecção intravenosa com agulha. Esta forma de consumo leva a uma rápida subida das concentrações sangüineas, e resulta numa acção inicial muito mais forte de satisfação intensa, seguida de um plateau de acção mais moderada e cada vez mais fraca.
A tolerância leva o consumidor recreativo a consumir doses cada vez maiores. Estas provocam alterações bioquímicas temporárias ou permanentes no cérebro. Julga-se que a produção ou sensibilidade às endorfinas e encefalinas, opióides naturais no ser humano, é reduzida, e o indivíduo passa a necessitar de doses de opióide exógeno cada vez maiores apenas para se sentir normal. Quase todos os efeitos do opióide manifestam tolerância, logo um consumidor de altas doses injecta quantidades de heroína que seriam mortais para um não consumidor devido à paragem respiratória. O consumo de heroína leva à dependência física e psicológica.
Produz dependência física (universal) e psicológica (subjectiva).
A dependência física surge 6-10 horas depois da última dose e caracteriza-se por síndrome do "peru gelado": caracteriza-se por tremores, erecção dos pêlos ("pele de galinha"), priapismo (erecção do pénis continuada e dolorosa com danos no orgão), suores abundantes, lacrimejamento, rinorréia, respiração rápida, temperatura elevada, ansiedade, anorexia (falta de apetite), dores musculares, hostilidade, vómitos e diarréia. Um sinal importante é a miose (constrição da pupila do olho), já que não ocorre com outras drogas (é muito mais frequente a dilatação (midríase)). Há hipertensão arterial com risco de cegueira, enfartes, paralise ou ataques epilépticos. Estes sinais só desaparecem com a administração de um opióide, geralmente de forma instantânea, e são máximos após 2-3 dias, depois do qual desaparecem gradualmente até ao 5º dia. O sofrimento do toxicodependente é considerável. É apenas possível para o consumidor crónico parar de consumir opióides evitando o síndrome de privação se houver consumo cada vez de doses apenas um pouco menores do fármaco, sem nunca aumentar a quantidade.
A dependência psicológica é subjectiva e é devido à memória do prazer sentido em administrações passadas, e caracteriza-se por um desejo forte, por vezes violento, de consumir a droga.

Anfetaminas e Cigarro





ANFETAMINAS

As anfetaminas são substâncias estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais "acesas", "ligadas" com "menos sono", "elétricas", etc. Conhecida como "rebite", principalmente entre os motoristas que precisam dirigir durante várias horas seguidas sem descanso, a fim de cumprir prazos pré-determinados. Também é chamada como bolinha por estudantes que passam noites inteiras estudando, ou por pessoas que costumam fazer regimes de emagrecimento sem o acompanhamento médico.

Outra anfetamina, metilenodióximetanfetamina (MDMA), também conhecida pelo nome de "Êxtase", tem sido uma das drogas com maior aceitação pela juventude inglesa e agora, também, com um consumo crescente nos EUA.

As anfetaminas são substâncias sintéticas, fabricadas em laboratório. Não são, portanto, produtos naturais. Existem várias drogas sintéticas que pertencem ao grupo das anfetaminas e como cada uma delas pode ser comercializada sob a forma de remédio por vários laboratórios e com diferentes nomes de fantasia, temos um grande número destes medicamentos

Em estado puro, as anfetaminas têm a forma de cristais amarelados, com sabor intragavelmente amargo. Geralmente ingeridas por via oral em cápsulas ou comprimidos de cinco miligramas, as anfetaminas também podem ser consumidas por via intravenosa (diluídas em água destilada) ou ainda aspiradas na forma de pó.
A anfetamina surgiu no século 19, tendo sido sintetizada pela primeira vez na Alemanha, em 1887. Cerca de 40 anos depois, a droga começou a ser usada pelos médicos para aliviar fadiga, alargar as passagens nasais e bronquiais e estimular o sistema nervoso central. Em 1932, era lançada na França a primeira versão comercial da droga, com o nome de Benzedrine, na forma de pó para inalação. Cinco anos mais tarde, a Benzedrine surgiu na forma de pílulas, chegando a vender mais de 50 milhões de unidades nos três primeiros anos após sua introdução no mercado.

Durante a Segunda Guerra Mundial, tanto os aliados como as potências do Eixo empregaram sistematicamente as anfetaminas para elevar o moral, reforçar a resistência e eliminar a fadiga de combate de suas forças militares.. Como resultado, no período imediato do pós-guerra, o Japão possuía 500 mil novos viciados.

Nas últimas décadas, a anfetamina tem sido usada em massa em tratamentos para emagrecer, a pessoa se acostumando faz com que aumente o consumo, deixando-a cada vez mais com falta d apetite, deixando muitas vezes o consumidor anorexisco.
As anfetaminas agem de uma maneira ampla afetando vários comportamentos do ser humano.Elas são as drogas geralmente associadas com os casos de doping em corridas de cavalos, jogos de futebol e outras competições desportistas.




*CIGARRO

A mais completa pesquisa brasileira sobre as causas de infarto revela que o cigarro tem efeitos muito mais graves do que se imaginava. Ao contrário do senso comum, que culpa principalmente os excessos na alimentação, o colesterol alto e o sedentarismo pelos casos de infarto agudo do miocárdio, um estudo realizado em 104 hospitais de 19Estados comprova que, no Brasil, o tabagismo é o grande vilão do coração - e a principal causa isolada de morte no país. 'Se alguém tivesse de escolher entre parar de fumar e tomar remédio para baixar o colesterol, recomendaria largar o cigarro', afirma o cardiologista Leopoldo Piegas, diretor do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e coordenador do estudo.
O maior estudo brasileiro sobre infarto no miocárdio revelou que o cigarro é o grande vilão da doença.
O cigarro faz tanto mal porque, no ato de tragar, todas as artérias e veias se contraem, reação chamada de vasoconstrição, que dificulta a circulação do sangue. Soma-se a isso um segundo fator: a ação da nicotina nas paredes internas dos vasos sanguíneos. A nicotina favorece a formação das placas que acabam entupindo as artérias, num processo semelhante à ação do colesterol.
'A pessoa estressada, que fuma para relaxar, está na verdade dificultando a Circulação do sangue no organismo', explica o cardiologista Bozza, da SBC.
As mortes por infarto ocorrem geralmente quando o atendimento médico demora mais que uma hora e meia. Com a tecnologia disponível atualmente, 100% dos infartos poderiam ser abortados se atendidos no prazo.
A pesquisa brasileira também confirmou que o álcool ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, conforme já se observou em outros países. Funciona assim o chamado 'paradoxo francês': quem consome álcool de três a sete vezes por semana tem menos chance de infarto que um abstêmio. 'Logicamente, esse benefício ocorre quando o consumo de álcool é moderado', diz Leopoldo Piegas.

ATAQUE FATAL
Infarto no miocárdio é a principal causa de morte no país - em números absolutos
Infarto: 59.287
Homícidios: 45.343
Acidentes de trânsito: 29.640
Câncer de pulmão: 14.715
Fonte: Ministério da Saúde

Esteróides e Alcool
























* Esteróides

Os esteróides anabólicos (conhecidos também como bombas ou anabolizantes) são material sintético similar à testosterona. A testosterona apesar de ser um "hormônio masculino" é encontrado tanto em homens como em mulheres, ainda que a quantidade de testosterona no corpo das mulheres seja muito menor.
testosterona tem 2 efeitos diferentes no corpo: um efeito androgênico, que influencia as características sexuais masculinas tais como o aumento do pênis e dos testículos, mudanças na voz, crescimento de pêlos na face, axila e áreas genitais, e aumento da agressividade; e um efeito anabólico, que influencia coisas como aumento da massa muscular, força, velocidade de recuperação dos músculos e controle dos níveis de gordura corporal.
Os esteróides anabólicos foram projetados de tal forma que se diferenciem da testosterona pelo aumento do efeito anabólico e diminuição do efeito androgênico.

Os esteroides trazem as seguintes conseqüências para o nosso corpo:
•Aumentam a capacidade do corpo de utilizar a proteína, permitindo ao atleta treinar com maior intensidade sem perder massa muscular;
•Aumentam a capacidade do corpo de desenvolver massa muscular;
•Aumentam a capacidade do corpo ganhar força;
•Aumentam a capacidade do corpo desenvolver resistência;
•Atuam como anti-inflamatórios, ajudando tanto a prevenir como a curar machucados.

Conheça os perigos e efeitos colaterais dos esteróides:

Os esteróides anabólicos são medicamentos potentes, com um grande número de possíveis efeitos colaterais, que dentre os quais podemos citar:
*Calvície;
*Hipertrofia da próstata;
*Acne;
*Agressividade;
*Hipertensão;
*Aumento do Colesterol;



*Alcool
O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação.
Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.

Boa noite cinderela e Maconha




















* Boa noite cinderela

É o nome dado a um conjunto especifico de drogas: calmantes (benzodiazepínicos), lorazepam (lorax), flutnitrazepam (rohypnol) e bromazepam (lexotam).
Essas drogas têm em comum o efeito depressor sobre o sistema nervoso central, principalmente quando combinadas com bebidas alcoólicas, as quais têm efeito similar.
O nome Boa Noite Cinderela (BNC) é proveniente de golpes, onde, um rapaz ou moça de boa aparência e falante se aproxima – normalmente numa danceteria, bar ou mesmo num restaurante – e puxa conversa.
No final da noite, oferece chiclete, bala ou bebida. Sem que a vitima saiba que ali há drogas, depois de algum tempo, a pessoa cai num sono profundo. Podendo ficar neste estado por mais de um dia, facilitando assim roubo ou estupro.

*Maconha

POR QUE É USADA?
Os efeitos variam se a droga é fumada ou tomada, e dependem da quantidade usada. Com doses baixas há euforia (sensação de bem-estar) e risos, quando em grupo, ou há relaxamento e sonolência, se está sozinho. A memória fica prejudicada e a pessoa não consegue executar tarefas múltiplas. Há aceleração do tempo subjetivo, fazendo minutos parecerem horas, e confusão entre passado, presente e futuro. Os sentidos ficam aguçados, mas o indivíduo tem menor equilíbrio e força muscular. Os olhos ficam vermelhos (congestão da conjuntiva), a boca seca, e aumenta a vontade de comer doces. O pulso fica acelerado, e a pressão pode diminuir quando a pessoa fica em pé, causando tontura. Com doses mais altas iniciam os delírios (desorientação, confusão, raciocínio incoerente, medo, ilusões), alucinações (perceber algo quando não há estímulo) e despersonalização (sente que não é mais ele mesmo), que podem atingir um nível de psicose tóxica. Nestes estágios de intoxicação a pessoa pode sentir-se muito mal, mostrar-se agitada e confusa, caracterizando a má viagem.


QUE MAL FAZ PARA A SAÚDE?

Sem referir os problemas de comportamento já citados, é conhecido que:
*fumar maconha traz os mesmos problemas que fumar cigarro de tabaco: bronquite, asma, faringite, enfisema e câncer;
*há maior risco de sofrer acidentes de trânsito;
*diminui a imunidade, aumentando a chance de ocorrerem infecções;
*se for usada durante a gravidez, existe a possibilidade de prejudicar o feto.

Crack,LSD e Ecstasy

























*Crack

O crack deriva da planta de coca, é resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos.O surgimento do crack se deu no início da década de 80, o que possibilitou seu fumo foi a criação da base de coca batizada como livre.
Leva 10 segundos para fazer o efeito, gerando euforia e excitação; respiração e batimentos cardíacos acelerados, seguido de depressão, delírio e "fissura" por novas doses. Cinco a sete vezes mais potente do que a cocaína, o crack é também mais cruel e mortífero do que ela. Possui um poder avassalador para desestruturar a personalidade, agindo em prazo muito curto e criando enorme dependência psicológica. Assim como a cocaína, não causa dependência física, o corpo não sinaliza a carência da droga.As primeiras sensações são de euforia, brilho e bem-estar.Logo os neurônios são lesados e o coração entra em descompasso (de 180 a 240 batimentos por minuto). Há risco de hemorragia cerebral, fissura, alucinações, delírios, convulsão, infarto agudo e morte. O pulmão se fragmenta. Problemas respiratórios como congestão nasal, tosse insistente e expectoração de mucos negros indicam os danos sofridos.Dores de cabeça, tonturas e desmaios, tremores, magreza, transpiração, palidez e nervosismo atormentam o craqueiro. Outros sinais importantes são euforia, desinibição, agitação psicomotora, taquicardia, dilatação das pupilas, aumento de pressão arterial e transpiração intensa. São comuns queimaduras nos lábios, na língua e no rosto pela proximidade da chama do isqueiro no cachimbo, no qual a pedra é fumada.

O caminho da droga no organismo do cachimbo ao cérebro:
1. O crack é queimado e sua fumaça aspirada passa pelos alvéolos pulmonares
2. Via alvéolos o crack cai na circulação e atinge o cérebro
3. No sistema nervoso central, a droga age diretamente sobre os neurônios. O crack bloqueia a recaptura do neurotransmissor dopamina, mantendo a substância química por mais tempo nos espaços sinápticos. Com isso as atividades motoras e sensoriais são superestimuladas. A droga aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca. Há risco de convulsão, infarto e derrame cerebral
4. O crack é distribuído pelo organismo por meio da circulação sanguínea
5. No fígado, ele é metabolizado
6. A droga é eliminada pela urina


*LSD
O LSD, acrônimo de dietilamida ácido lisérgico, produz grandes alterações no cérebro, atuando diretamente sobre o sistema nervoso e provocando fenômenos psíquicos, como alucinações, delírios e ilusões. É uma substância sintética, produzida em laboratório, que adquiriu popularidade na década de 60, quando não era vista como algo prejudicial à saúde.

Pode ser consumida por via oral, injeção ou inalação, e se apresenta em forma de barras, cápsulas, tiras de gelatina e líquida; seus efeitos duram de oito a doze horas.

Os efeitos físicos dessa droga são: dilatação das pupilas, sudorese, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, aumento da temperatura, náuseas, vômitos. Os sintomas psíquicos são alucinações auditivas e visuais, sensibilidade sensorial, confusão, pensamento desordenado, perda do controle emocional, euforia alternada com angústia, dificuldade de concentração. É importante destacar que os efeitos do LSD dependem do ambiente, da qualidade da droga e da personalidade da pessoa. O LSD é mais usado por adolescentes e jovens, com o intuito de ter visões e sensações novas e coloridas, pois as formas, cheiros, cores e situações se modificam, levando a pessoa a criar ilusões e delírios, como por exemplo, paredes que escorregam, mania de grandeza e perseguição. Pode ocorrer também um “flashback”, fenômeno onde são sentidos os efeitos da droga após um período de semanas ou meses sem usá-la. O LSD é conhecido também com outros nomes como doce, ácido, gota, papel, microponto.


*Ecstasy
O ecstasy é uma substância psicoativa designada como 3,4 metilenodioximetanfetamina. Foi sintetizada pela empresa Merck em 1914, e é chamada droga de recreio ou de desenho, pois possui ação estimulante e alucinógena. É consumido injetado, inalado, e por via oral. Apresenta-se em forma de pastilhas, comprimidos, barras, cápsulas ou pó.
O ecstasy, a nível cerebral, age aumentando a produção e a diminuição da reabsorção da serotonina, dopamina e noradrenalina. Seus efeitos surgem após vinte e setenta minutos, atingindo estabilidade em duas horas, pode agrupar efeitos da cannabis, das anfetaminas e do álcool.
Os efeitos físicos são taquicardia, aumento da pressão sanguínea, secura da boca, diminuição do apetite, dilatação das pupilas, dificuldade em caminhar, reflexos exaltados, vontade de urinar, tremores, transpiração, câimbras ou dores musculares.
Quanto aos efeitos psíquicos, o ecstasy ocasiona sensação de intimidade e de proximidade com outras pessoas, aumento da comunicação, da sensualidade, euforia, despreocupação, autoconfiança e perda da noção de espaço.
Em longo prazo podem ocorrer alguns efeitos tais como lesões celulares irreversíveis, depressão, paranóia, alucinação, despersonalização, ataques de pânico, perda do autocontrole, impulsividade, dificuldade de memória e de tomar decisões.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Desenvolvimento

-Por que os jovens usam drogas? Os pais podem achar que o filho começou a usar drogas por pressão dos amigos ou de traficantes. Mas,segundo adolecentes ouvidos em uma entrevista,eles usam drogas por vontade própria,e buscam:

* Satisfazer a curiosidade
* Acompanhar amigos
* Serem aceitos pelo grupo
* Correr riscos e enfrentar desafios
* Provar que são independentes
* Esquecer os problemas e relaxar
* Sentir-se mais adulto

Durante a sua entrada no mundo da dependência de drogas, o adolescente sempre tinha a esperança, ou certeza, que poderia "parar quando quisesse".Essa sensação, que discutiremos a seguir, fez com que o adolescente fosse experimentando drogas cada vez maiores, ate um uso praticamente diário.












É pelos amigos que a droga é primeiramente apresentada aos jovens.




Drogas LÍCITAS e ILÍCITAS:

*As drogas ilícitas têm comercialização proibida. O seu porte,compra,venda,transporte e/ou guarda,constituem ingração penal.

*As drogas lícitas podem ter o seu uso controlado,como alguns medicamentos,ou serem permitidas,como o álcool ou o fumo(com advertências e restrições).

Conclusão

O consumo de drogas salvo com orientação médica não deve haver, pois alem de causar danos a saúde, que abrange vários tipos de problemas, pode induzir a pessoa ao vicio bastando experimentar apenas uma única vez.
A droga leva o viciado cada vez mais para um caminho sem volta, tornando-o cada vez mais dependente.



Fonte de Pesquisa:
www.brasilescola.com/drogas/alcool.htm
www.corpoperfeito.com.br
http://psicoativas.ufcspa.edu.br/maconha.html
http://www.brasilescola.com/drogas/boa-noite-cinderela.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crack
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecstasy
http://oficina.cienciaviva.pt
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/7506
Revista Época 31/08/2003